Seacoturh - Sindicato dos Garís
SINDICATO DOS EMPREGADOS DE EMPRESAS DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO, EMPREGADOS EM EDIFÍCIOS E CONDOMÍNIOS (RESIDENCIAIS E COMERCIAIS) E EMPREGADOS EM TURISMO E HOSPITALIDADE DE OSASCO E REGIÃO.

O prédio da sede própria do sindicato, em fase final de construção
CATEGORIAS REPRESENTADAS:

Trabalhadores da limpeza urbana, limpeza privada, edifícios e condomínios, oficiais barbeiros e similares, entidades beneficentes religiosas e filantrópicas, conservação de elevadores, casas de diversões, lavanderias, compra, venda e locação de imóveis (imobiliárias).


Base territorial:
Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba, São Roque, Cajamar e Taboão da Serra.
Sede Própria:
Rua Erasmo Braga, 950 -Presidente Altino - Osasco - SP
CEP 06213-008
Fone: (0xx11) 3683-2093
Fax: (0xx11) 3683-4260
e-mail: webmaster@seacoturh.com.br


SEACOTURH – SINDICATO DOS GARÍS

12 anos
Uma história de lutas, trabalho e conquistas


O SEACOTURH – SINDICATO DOS GARÍS, nasceu em 1992, da luta dos trabalhadores da antiga Enterpa (atual Qualix, empresa responsável pela coleta de lixo de Osasco), em defesa de seus direitos fundamentais, tais como o registro no emprego, o direito ao piso salarial, garantia de adicional pelo trabalho insalubre, de benefícios sociais importantes como o tíquete refeição e a cesta básica.

Naquela época, era comum o pagamento de apenas um salário mínimo por um mês inteiro trabalhado, sem qualquer benefício. Sem registro em carteira, muitos trabalhadores eram obrigados a fazer horas extras, sem receber por elas. Imperava a prepotência de muitos encarregados, chefetes e patrões, que tratavam os funcionários como um objeto descartável, exigindo jornadas excessivas e, quando alguém perdia a saúde, era simplesmente mandado embora, sem receber seus direitos.

Um movimento liderado por Arnaldo Camilo dos Santos, fundador e 1º presidente do SEACOTURH - SINDICATO DOS GARÍS, em defesa dos trabalhadores da Enterpa (hoje Qualix), da qual é funcionário, culminou na fundação do sindicato em 14 de fevereiro de 1992, data em que também foi eleita a primeira diretoria da entidade.

Tendo incorporado posteriormente as categorias da limpeza ambiental, edifícios e condomínios, entidades beneficientes religiosas e filantrópicas, casas de diversões, compra, venda e locação de imóveis, oficiais barbeiros e similares, lavanderias e conservação de elevadores, o SEACOTURH - SINDICATO DOS GARÍS, é seguramente um dos sindicatos que mais cresceu na região de Osasco (abrangendo nove cidades), com uma base territorial de aproximadamente quinze mil trabalhadores.

Embora nossas categorias sejam as que mais sofrem com o processo de rotatividade, vimos mantendo a sindicalização na média nacional, de trinta por cento.

Nestes doze anos de existência, registramos mais de duzentas greves reivindicatórias e de garantias de direitos trabalhistas. Sempre presente nos locais de trabalho, levando informação e incentivo às lutas, paralelamente o SEACOTURH - SINDICATO DOS GARIS, esmerou-se em oferecer serviços de qualidade aos seus associados, nas áreas jurídica, médica, odontológica, social e cultural, em sua sede e externamente através de convênios, beneficiando centenas de trabalhadores e seus familiares.

Como prova inconteste dessa batalha vitoriosa que completou doze anos, está aí a sede própria do sindicato e a Colônia de Férias de Bertioga (adquirida em conjunto com a FEMACO e outros sindicatos co-irmãos). Foi uma empreitada difícil, para muitos considerada impossível, mas concretizada, graças ao apoio dos trabalhadores das categorias representadas.

Nossa luta, nos últimos tempos, foi redobrada. Para defender a organização sindical, para manter nossos direitos e o patrimônio conquistado e, principalmente, para ampliar a participação dos companheiros em nossas lutas. Idealismo, determinação e coragem são nossas bandeiras e o nosso objetivo é vencer !

 

DIRETORIA DO SEACOTURH

MANDATO 2004-2008

Assil Aparecido Kraide
Leonice Maria Pereira Diniz
João Amaral
Igor Fabian de Aguiar
Zildete Marques de Souza
Antonio Miguel da Silva
Ana Lucia de Souza Lopes
Edinalva Frazão e Oliveira
Gelvan dos Santos Pereira
Marli Lourenço
Nerivilma Pereira Prado
Agostinho dos Santos
Jaira Aparecida Leandro Gonçalves
Francisco de Assis Oliveira da Silva
Adalgiza Siqueira da Silva


Desenvolvimento Osasco internet®
Tels (11) 3683-7535 / 3699-0176